Programa Família Acolhedora

O QUE É?
Família Acolhedora é aquela que, voluntariamente, tem a função social de acolher, em seu próprio espaço familiar, a criança ou adolescente em situação de risco social e pessoal, e que para ser protegida, foi afastada por decisão judicial de seu meio familiar e comunitário.

COMO FUNCIONA?
A equipe técnica do programa é responsável por selecionar, cadastrar, capacitar e acompanhar as famílias, bem como as crianças e adolescentes e suas famílias de origem.
As famílias que assumem o compromisso de acolher essas crianças são parceiras do sistema de atendimento, e recebem um auxilio financeiro para ajudar nas despesas que a família tem com a criança ou adolescente acolhido.

PARA QUE SERVE?
O Programa Família Acolhedora tem como objetivo proteger crianças e adolescentes, respeitando os seus direitos a convivência familiar e comunitária, contribuir para a superação de situações vividas pela criança ou adolescente por suas famílias de origem com o menor grau de sofrimento e perda, visando à reconstrução de vínculos familiares, preparando-os para reintegração em suas famílias de origem ou serem encaminhados para adoção.

COMO POSSO ME TORNAR UMA FAMÍLIA ACOLHEDORA?
Qualquer pessoa maior de dezoito anos pode se cadastrar,que se enquadre nos critérios do Programa.
Para maiores informações procure a Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social, Rua Felix Bochinnia N° 738, ou pelo fone 3463 – 1111.

Última modificação em 29/07/2020