Encontro reúne produtores de urucum de Paranacity e de Cruzeiro do Sul
Na quinta-feira (31), agricultores familiares participaram do Encontro dos produtores de urucum de Paranacity e de Cruzeiro do Sul no Sindicato Rural de Paranacity.
O evento teve como objetivo capacitar e orientar produtores, mirando o fortalecimento da cultura do urucum na região, com palestras e apresentação de projetos.
Realizado pela Associação dos Produtores de Urucum de Paranacity e Região (Aprucity), Sebrae/PR, Prefeitura de Paranacity, Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), o evento contou com a presença do prefeito de Paranacity, Junior Cocco, do prefeito de Cruzeiro do Sul, Marcos Cesar Sugigan, da diretora de pesquisa do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino e do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.
A programação começou com a apresentação do protocolo do pedido de reconhecimento ao urucum de Paranacity e de Cruzeiro do Sul com a Indicação Geográfica (IG). O depósito da solicitação do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o signo distintivo Urucum de Paranacity, foi realizado no último dia 23 de agosto.
Somados, os dois municípios possuem área plantada de cerca de 800 hectares de urucum e produzem aproximadamente mil toneladas do fruto corante, usado em diferentes indústrias, a cada safra. Os principais diferenciais do urucum de Paranacity como apelo para a obtenção da IG são a qualidade do produto (maior poder corante em relação à média nacional devido a fatores climáticos, de solo e de manejo) e a notoriedade da região como produtora da cultura, iniciada na região na década de 1970.
A IG é uma ferramenta de desenvolvimento territorial e agrega valor aos produtos. Na palestra Indicação Geográfica do Urucum de Paranacity, a nova fronteira do desenvolvimento, os participantes conheceram detalhes técnicos para concessão de IG na Europa e no Brasil e as 13 IG existentes no Paraná. Na sequência, acompanharam a palestra A importância do associativismo e da Indicação Geográfica para o desenvolvimento socioeconômico de uma região.
No ano passado tivemos o primeiro encontro e, agora, nos reunimos novamente. Estamos amadurecendo tudo o que estamos aprendendo. Sabemos que, se quisermos nos destacar, temos um trabalho de longo prazo pela frente, disse o produtor de urucum, em Paranacity, José Pedro Salomão.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.