O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora continua realizando o pré-cadastro de famílias interessadas.

O que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora?

É voltado para crianças, adolescentes, e, excepcionalmente, jovens entre 18 e 21 anos de idade, afastados da família de origem por meio de medida de proteção, em residências de famílias acolhedoras que recebem esses jovens em suas casas e cuidam provisoriamente deles enquanto não há retorno para suas famílias de origem. Para tanto, a Família Acolhedora recebe uma Bolsa-auxílio, por cada criança ou adolescente acolhido, para prestar apoio financeiro nas despesas do acolhido.

Quem é a Família Acolhedora?

Qualquer pessoa ou família, previamente cadastrada, avaliada e capacitada pelo Serviço de Acolhimento Familiar, que se disponha a acolher crianças e adolescentes que foram afastados do convívio com sua família de origem e estão sob medida protetiva.

O que faz uma Família Acolhedora?

Acolhe crianças e adolescentes mediante guarda provisória e se responsabiliza por suas atividades rotineiras até que elas possam retornar para suas famílias de origem ou serem encaminhadas para à adoção.

Como ser uma Família Acolhedora?

É preciso se cadastrar e passar por um procedimento de avaliação e capacitação para receber a criança ou adolescente acolhidos.

Quem pode ser Família Acolhedora?

Requisitos:

• Ser maior de 18 anos, sem restrição quanto ao estado civil;
  • Ser residente no município de Paranacity há um ano;
  • não estar habilitado, em processo de habilitação, nem interessado em adotar criança ou adolescente;
  • Concordância dos demais membros da família;
  • Apresentar boas condições de saúde física e mental;
  • Possuir espaço físico adequado na residência para acolher criança ou adolescente.

ACOLHIMENTO NÃO É ADOÇÃO

As famílias Acolhedoras não poderão, sob hipótese alguma, adotar as crianças e adolescentes acolhidos. É importante lembrar que o acolhimento é sempre temporário e provisório, com o objetivo principal de fazer com que a criança retorne a sua família de origem. Também é uma estratégia para a não institucionalização de crianças e adolescentes.

Contato: (44) 3463 – 8145

E-mail: [email protected]

Endereço: Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social- Rua  Félix Bochinnia, nº 738, Paranacity-PR.

Última modificação em 03/03/2023