Capital do Urucum

Abaixo você poderá ler um pouco sobre o por que Paranacity é a capital do urucum.

Capital do Urucum

Paranacity é considerada a capital do urucum. Originário da Amazônia, o urucum é mais conhecido por um de seus subprodutos: o colorau, utilizado pelas cozinheiras para dar textura e uma cor avermelhada aos pratos. Mas o pigmento encontrado na semente dessa planta é matéria-prima em indústrias tão diversas quanto a alimentícia (corante em embutidos, sorvetes e massas), tintas e cosméticos. O urucum é uma planta perene, cujas lavouras precisam ser renovadas a cada dez anos. Pode produzir até três vezes por ano. Após a colheita, as árvores – que se aproximam dos 3 metros de altura – são podadas.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcelo Hussara Manfiolli, extensionista da Emater, unidade de Paranacity, “o município possui aproximadamente 600 hectares plantados de urucum com uma produção de 700 toneladas por ano. A semente é utilizada como corante natural, principalmente na indústria alimentícia, pois não altera o sabor dos alimentos”, explicou.

A plantação de urucum agrega valores aos pequenos produtores do município, sendo bem rentável e não precisando fazer um grande investimento.